Piometra em Cadelas – Saiba como proteger seu pet desta doença!

A Piometra em Cadelas é uma infecção bacteriana que o corre no útero e o principal sintoma é a presença de corrimento com pus.

Quando as fêmeas estão maduras sexualmente, a Piometra em Cadelas pode acontecer devido a um espessamento da parede do útero, próprio para garantir uma gestação saudável.

Quando não há uma gestação, pode ocorrer um acúmulo de líquidos no útero e, devido às paredes internas estarem mais espessas, não é possível eliminar. Este acúmulo causa uma proliferação de bactérias, a Piometra em Cadelas.




A Piometra em Cadelas pode se apresentar de duas formas, a aberta e a fechada, continue aqui na Página do Pet e saiba mais sobre esta doença.

De forma geral é possível tratar a Piometra! Fique atento à saúde de sua cachorrinha e observe sintomas, mudanças de comportamento e converse com um médico veterinário.

A doença também tem prevenção! Vamos contar tudo o que é preciso saber para evitar a Piometra em Cadelas.

Leia agora!

Piometra em Cadelas – Fique atento!

Fique atento e proteja seu pet da Piometra em Cadelas
Fique atento e proteja seu pet da Piometra em Cadelas

O que é Piometra ?

A Piometra em Cadelas é uma infecção bacteriana que acontece no endométrio, um dos tecidos de dentro do útero.




A infecção da Piometra em Cadelas é resultao de mudanças hormonais no aparelho reprodutor das fêmeas.

Durante o cio, os glóbulos brancos que têm a função de proteger o corpo de infecções e doenças, são inibidos de entrarem no útero.

Isto acontece para que o esperma entre no aparelho reprodutor da fêmea sem ser atacado ou danificado por estas células de defesa.

Após o cio, o hormônio progesterona continua com seus níveis elevados por até 2 meses para dar o espessamento da parede o útero e garantir a gestação e desenvolvimento dos filhotes.

Quando a cadela não engravida por alguns ciclos seguidos, este espessamento da parede do útero pode continuar existindo e aumentando, podendo até formar cistos, ocorrendo a Piometra.




A Piometra em Cadelas ocorre por uma série de fatores! Enquanto o endométrio secreta fluidos que criarão o ambiente ideal para as bactérias proliferarem, o espessamento da parede impede o útero de expelir estes fluidos.

As bactérias presentes no útero podem se instalar nos rins através da corrente sanguínea, sendo esta uma das causas de morte da Piometra em Cadelas.

Sintomas da Piometra em Cadelas

A Piometra em Cadelas tem sintomas diversos, fique atento e procure um médico veterinário assim que perceber algum sintoma:

  • Pus  – que pode ou não escorrer da vagina / vulva
  • Corrimento vulvar com líquido espesso, escuro e com mau cheiro
  • Aumento da sede
  • Aumento da frequência urinária
  • Aumento do abdome devido ao acúmulo de pus
  • Falta de apetite
  • Letargia
  • Perda de peso
  • Febre
  • Desidratação

Por que Ocorre a Piometra em Cadelas ?

A Piometra em Cadelas ocorre por uma alteração da progesterona causando uma infecção bacteriana.




As bactérias irão atacar o útero quando a progesterona está mais alta e os glóbulos brancos não estão fazendo as defesas.

Após o cio, o hormônio progesterona vai continuar elevando seus níveis elevados por até 2 meses para garantir a gestação e desenvolvimento dos filhotes.

Quando a cadela não engravida por alguns ciclos seguidos, este espessamento da parede do útero pode continuar existindo e aumentando, podendo até formar cistos.

Todo este quadro favorece o aparecimento de uma infecção bacteriana.

Tipos de Piometra

A Piometra em Cadelas pode se apresentar de duas formas, a aberta e a fechada. Veja os sintomas:

  • Piometra Aberta – a cadela apresenta um corrimento purulento (com pus) que geralmente aparece 2 meses após o cio.
  • Piometra Fechada – não há a presença de corrimento porque o colo do útero está fechado. Esta forma da doença é mais grave por não apresentar sintomas tão evidentes e muitas vezes descoberta quando já está bem avançada.

Como Prevenir a Piometra em Cadelas

A única forma de evitar a Piometra em Cadelas é a retirada do útero, local onde a infecção acontece.

Tratamentos para Piometra em Cadelas

Assim que a Piometra em Cadelas for identificada é preciso levá-la ao médico veterinário onde provavelmente ela ficará internada.




Ela receberá remédios na veia para combater a Piometra.

Quando a cadela estiver bem, a castração é uma ótima opção para evitar que ela tenha novamente a Piometra ou outras complicações devido a doença, como uma infecção generalizada ou insuficiência renal.