Lagarto de Língua Azul – Saiba o que ele come, como vive, onde comprar!

O Lagarto de Língua Azul tem o nome científico de Tiliqua e dele participam muitas espécies! Eles são nativos da Austrália, Nova Guiné e Tasmânia e são encontrados em áreas de floresta aberta, nas margens da floresta e em áreas semi-desérticas.

O Lagarto de Língua Azul tem uma língua azul profunda dentro de uma boca muito rosa!!

Estes lagartos são muito dóceis e fáceis de manusear e domar, mas atenção! Lave bem as mãos antes de tocar neles. Se o O Lagarto de Língua Azul sentir um cheiro apetitoso, pode tentar morder os dedos, que parecem muito com um ratinho!




O tamanho varia um pouco dependendo da espécie, mas eles medem cerca de 50 cm quando são adultos.

Sua expectativa de vida é de 10 a 20 anos de acordo com os cuidados e alimentação que recebem.

Saiba mais sobre o O Lagarto de Língua Azul aqui na Página do Pet!

Lagarto de Língua Azul – O que tem de especial nele ?

Veja porque este lagarto tem o nome de Lagarto de Língua azul!
Veja porque este lagarto tem o nome de Lagarto de Língua azul!

Habitat do lagarto de língua azul

O Lagarto de Língua Azul precisa de um grande habitat porque no seu ambiente natural costumam andar muito! Então, o ideal é um tanque entre 200 e 250 litros.




Como substrato você pode-se usar o cavaco de madeira que não possui agrotóxicos ou tenha sido tratado com inseticidas.

Certifique-se de fornecer esconderijos, como caixas de papelão, cascas, tubos de PVC ou troncos onde o Lagarto de Língua Azul possa se esconder. Ele vai adorar!

Os troncos e galhos também podem servir para que o Lagarto de Língua Azul possa escalar e descansar em diferentes níveis.




Eles, assim como as iguanas e outros lagartos, são escaladores, mas gostam também de subir em superfícies planas. Isto serve como exercício e para ele se adaptar à vida em cativeiro.

Outro acessório importante para Lagarto de Língua Azul é um recipiente com substrato sempre úmido ou com musgo ou toalha molhada que será usado no momento da muda!

A temperatura ambiente deve apresentar um gradiente entre 24 e 29°C, com uma área de descanso que gira em torno de 35°C. É importante que você verifique as diferentes temperaturas no gabinete usando termômetros.

Durante a noite, é conveniente que a temperatura caia para 21°C. Claro que pode haver pequenas variações nesses valores dependendo da espécie, então, observe bem o seu Lagarto de Língua Azul para determinar com quais temperaturas ele se sente mais confortável.

Em geral, um aquecedor abaixo do tanque e uma luz incandescente na área de descanso é suficiente, mas sempre verifique com termômetros!

Outro ponto muito importante para criar em cativeiro o Lagarto de Língua Azul é ter uma boa fonte de radiação UVB / UVA para a síntese da vitamina D, necessária para absorver o cálcio dos alimentos.

O Lagarto de Língua Azul precisam de um recipiente grande de água onde possam tomar banho com conforto, entar e saír com facilidade.

Fique atento porque eles costumam defecar no tanque de água, então, mantenha sempre limpo!

O Lagarto de Língua Azul é onívoro, então, precisa de alimentos de origem animal e vegetal.

Basicamente, eles devem receber uma salada de legumes, com variedade, que é essencial para fornecer um bom equilíbrio de nutrientes, especialmente cálcio e fósforo.




No mais, o Lagarto de Língua Azul adora morangos, pêssegos, bananas, peras e outras frutas suculentas. É possível também congelar um pouco durante a temporada para ter quando você não obtê-los nas lojas.

Se você optar por alimentos de origem animal, boas opções são os vermes de diferentes tipos, pequenos grilos e ratos recém-nascidos. À medida que crescem, podem ser oferecidas presas maiores.

Para garantir um bom suprimento de minerais e vitaminas para o Lagarto de Língua Azul, adicione um pouco de suplemento multivitamínico para répteis à sua comida, pulverizando-o em sua ração.

Enquanto seu animal de estimação é pequeno, ofereça todos os alimentos que você deseja comer! Conforme ele envelhece, é possível perceber que a frequência irá diminuir e a alimentação passa a ser de 2 a 4 vezes por semana.

Quando ele está com fome, ele vai se comportar de forma muito eloquente e vai atacar qualquer coisa que se mova, por isso, se você prestar-lhe um pouco de atenção, é improvável que você não perceba que ele quer sua comida.

Lagarto de Língua Azul  é Perigoso?

Não, o Lagarto de Língua Azul não é perigoso! Apenas, como todo animal se defende. Se ele se sentir acuado pode atacar e morder. E sua mordida é bastante forte!

Onde comprar Lagarto de Língua Azul

O Lagarto de Língua Azul pode ser encontrado em lojas especializadas em animais exóticos. A Tortuga PetShop vende pela internet.




Leia aqui na Página do Pet sobre o Anolis, também conhecido como Camaleão Americano.

قالب وردپرس