Gato Fazendo Xixi na Cama ► Saiba Porque Isso Acontece

Muitas podem ser as razões de se ter um gato fazendo xixi na cama e é muito importante que saibamos todas elas.

Quando identificamos esse comportamento ou sintoma do gato fazendo xixi na cama é descobrir tudo que engloba esse universo.

Primeiramente é muito importante que você compreenda que esse é um problema habitual dos bichanos e que nós, enquanto tutores, temos que observar.




Somente poderemos tratar bem nosso bichinho se soubermos, exatamente a causa que o leva a fazer xixi na cama.

Não é fácil fazer o adestramento de pets quando o assunto são os gatos, eles são naturalmente muito mais independentes do que o cães.

E diante disso uma das causas do seu gato estar urinando no lugar errado, pode sim ser um erro que vem do seu tutor, ou seja, de você.




Vamos ver as principais causas por isso ocorrer e entender melhor todas as razões para o seu bichado não estar fazendo o xixi no lugar certo.

Gato Fazendo Xixi na Cama ► Vamos Identificar as Principais Razões

Gato Fazendo Xixi na Cama
Gato Fazendo Xixi na Cama

Motivo do Gato Fazer Xixi na Cama

É muito importante compreender que os gatos demarcam território e que essa pode ser uma causa dele estar fazendo xixi na sua cama, mas isso não pode ser um hábito.

Entender as diversas razões por isso ocorrer é importante afim de não confundir uma coisa com a outra.

Vamos ver s principais razões disso ocorrer:

Doenças

Uma das causas pode estar relacionado a doenças.




►► Doenças: É importante que você possa eliminar essa causa rapidamente, pois seu gato pode estar com uma cistite ou mesmo um infecção urinária. Se o seu gato começa a rejeitar a caixa de areia e optar por um lugar mais quentinho e confortável, como a sua cama, pode ser um sinal de alguma doença e o médico veterinários deve ser consultado para atestar a saúde do gatinho;

Ambiente Fechado

O ambiente fechado pode ser uma outra causa.

►► Portas fechadas: É importante que seu gato tenha acesso a caixa de areia 24hs por dia, pois em razão contrária ele irá fazer suas necessidades onde não deve;

Vários Gatos no Ambiente

Sim o número de gatos no mesmo ambiente tem influência nas causas.

►► Número de gatos: Os gatos hábitos de limpeza muito definidos e por isso é importante que você mantenha uma caixa de areia para cada gato;

Solidão

A solidão exacerbada pode ser uma outra causa.

►► Se sentir solitário: O gato é um ser muito sociável, ainda que independente, e quando ele se sente muito sozinho pode expressar a sua necessidade de atenção dessa forma, fique atento;

Crianças com Maus Hábitos

As crianças podem e devem brincar com os gatos, mas sempre respeitando sua independência.

►► Crianças que não deixam o gatinho em paz: Os gatos, ainda que sociáveis, prezam demais sua independência e seu direito de ir e vir, portanto quando as crianças ficam o importunando muito, não deixando ele ir onde quer e sempre pegando-o no colo, ele pode reagir mal e desenvolver esse hábito ruim de urinar onde não deve;




►► Descontentamento com alguém da família: Sim, essa pode ser uma causa que leva seu bichado a fazer xixi onde não deve. Os gatos prezam muito por suas relações sociais, então mesmo os adultos podem ser responsável por isso;

Não se Adaptou a Caixa de Areia

Podem existem alguns problemas ligados a caixa de areia, fique atento.

►► Caixa de Areia: Uma caixa que não atende suas necessidades, muito pequena, sem estrutura protetora, pode deixar seu gatinho desconfortável, e essa pode ser a razão do gato fazendo xixi na cama;

►► Lugar da Caixa de areia: As vezes uma simples mudança de lugar na caixa de areia pode resolver esse problema. O gato gosto do seu cantinho e de acessar a sua caixa de areia sem ter que passar por muitas pessoas ou obstáculos, ou mesmo uma área muito quente;

►► Areia Ruim: Os gatos tem suas manias e preferências e muitas vezes ele não esta gostando do tipo de areia que tem na sua caixa. Seja de aroma ou textura, então mude a areia da sua caixa e veja o que acontece.

►► Limpeza da Caixa: Os gato tem excelentes hábitos de higiene e uma caixa mal limpa pode desagradá-lo. Mantenha um frequência de limpeza de pelo menos 3 em 3 dias.

Mais Duas Causas que Podemos Analisar

►► Vulnerabilidade: Os gatos sentem muito as perdas, então quando perdem um amigo, quando mudam de casa, ou mesmo após uma cirurgia, ele podem fazer xixi onde não deve, por se sentir assim, então ele procurar um lugar quentinho e confortável e acaba fazendo isso;




►► Traumas: Os gatos são muito sensíveis e quando passam por algum tipo de trauma eles podem até ficar depressivos e desenvolver maus hábitos;

Como Evitar que o Gato Faça Xixi na Cama

Agora que já sabemos as principais causas do nosso bichinho estar fazendo xixi na cama e com isso podemos ter uma ideia da razão.

Vamos ver como evitar que ele urine onde não deve e a linha de raciocínio é bem lógica e você entenderá rapidamente.

Se o seu gato se sente solitário, passa horas sozinho, experimente adotar um companheiro à ele, assim ele se socializa.

Os primeiros dias da sua adoção, você dele delimitar a área por onde ele pode transitar. O local deve ser calmo e tranquilo e claro, com sua caixa de areia lá.

É importante observar se ele de adaptou a tal areia bem como a limpeza periódica dela.

Um ideia é ter uma outra caixa de areia, com uma outra estrutura e um outro tipo de areia, em pontos diferentes, assim você pode observar qual ele vai gostar e usar.




É importante que você tenha petiscos e que o premie antes de urinar, não depois, a não ser que ela faça onde deve.

Seguir a linha de repensa e não de punição será mais eficaz.

Quanto a um suspeita de doença, o seu gato deve passar por uma consulta veterinária.

A ideia é essa mesmo, descobrir a causa e tratar a causa afim de evitar a continuidade do problema.

Gato Fazendo Xixi na Cama
Gato Fazendo Xixi na Cama

Como Adestrar seu Gato a Fazer Xixi na Caixa de Areia

Existem muitas técnicas que você pode usar para adestrar seu gato e ensiná-lo a fazer xixi na caixa de areia deve ser feito seguindo uma linha de raciocínio.

Nos primeiros dias você deve manter um perímetro mais reduzido para o seu gato, pois isso vai ajudar ele a fazer seu xixi no lugar certo.




O ideal é que você possa manter duas caixas de areia com estruturas diferentes e areias diferentes, para que ele possa escolher a que mais lhe agrada.

Use petiscos como recompensa a cada vez que ele fizer no lugar certo e não use medidas punitivas quando ele fizer no lugar errado.

Gatos são territoriais então é importante que você limpe bem o local que ele fizer xixi para que ele não sinta o cheiro e faça novamente no lugar errado.

Mantenha a caixa de areia limpa, pelo menos de 3 em 3 dias.