Gato Angorá – Saiba tudo sobre estes bichanos inteligentes e ativos!

O Gato Angorá é possivelmente uma das raças de gato mais antigas que se tem história. Originário da região de Ancara, na Turquia, a raça é conhecida na Europa desde o início do século XVII.

Acredita-se que o Gato Angorá, assim como muitos outros bichanos domésticos, tenha sido desenvolvido através dos gatos selvagens africanos.

Estes gatos são conhecidos na Europa desde o início do século XVII. A raça que vemos hoje é uma recriação artificial que trouxe grandes melhorias para a pelagem do animal, e também aumentou a variedade de cores.




Outro nome para o Gato Angorá é Angorá Turco, facilmente reconhecido por ser todo branco e de olhos azuis, ou olhos de cores diferentes.

Na verdade, é possível encontrar o Gato Angorá em cores diversas! Aqui na Página do Pet você vai encontrar as fotos! Continue lendo…

Para quem gosta de gatos com a pelagem longa, o Gato Angorá é uma ótima opção. Além de lindo e independente, é considerado como um dos mais inteligentes do mundo felino.

Gato Angorá – Lindo e inteligente!

Pelagem branca e olhos de cores diferentes são as principais características do Gato Angorá!
Pelagem branca e olhos de cores diferentes são as principais características do Gato Angorá!

Gato Angorá História

O primeiro gato de pelagem longa a ser descoberto foi o Gato Angorá! Este gato, assim como tantas outras raças, tem sua origem incerta, mas, acredita-se que seja turca.




A raça Angorá é certamente muito antiga, mas introduzida na Europa somente à partir do século 17, possivelmente na Itália.

O Gato Angorá sempre fez muito sucesso tornou-se símbolo de status, marcando presença nos salões da nobreza francesa.

Esses gatos são conhecidos como os primeiros de pelo longo da história, e exatamente por esse motivo, foram utilizados nos cruzamentos seletivos na criação de diversas outras raças de pelagem longa, como por exemplo o Gato Persa.

Antigamente, os Angorás brancos que apresentavam um olho de cada cor passaram a ser os preferidos entre os criadores e proprietários e isso quase levou ao seu desaparecimento.

Com tantas dificuldades para a criação da raça, o governo turco decidiu estabeleceu um programa de recuperação do verdadeiro Gato Angorá e a criação passou a ocorrer em Ancara, capital da Turquia nos anos de 1960.

Características e aparência do gato Angorá

Qual as características do Gato Angorá

As características mais claras do Gato Angorá são sua pelagem branca e olhos de cores diferentes. Mas se observar eles têm outros pontos que merecem atenção:

  • Cabeça de tamanho médio, de formato triangular
  • Nariz reto, longo com stop pouco pronunciado
  • Orelhas grandes, longas e pontiagudas, com inserção alta e mais largas na base
  • Olhos grandes, de formato amendoado e ligeiramente oblíquos, em geral de coloração em tons de âmbar
  • Corpo de tamanho médio, sendo que os machos são geralmente um pouco maiores do que as fêmeas
  • Patas consideradas pequenas, redondas porém delicadas, com pelos entre os dedos
  • Pescoço longo
  • Cauda longa, mais grossa na base e afinada em direção à extremidade, com pelagem longa e franjada

Aparência do Gato Angorá

As cores do Angorá, além do branco são o preto, azul, tricolor, vermelho, lilás e tortoiseshell (casco de tartaruga).




Na verdade, as únicas cores que não aceitas para o gato Angorá são as que demonstram um eventual cruzamento com gatos siameses.

Veja que lindos os gatos angorás!

O Gato Angorá mais conhecido é este de pelagem branca e olhos azuis!
O Gato Angorá mais conhecido é este de pelagem branca e olhos azuis!
O Gato Angorá é o primeiro tipo com pelagem longa.
O Gato Angorá é o primeiro tipo com pelagem longa.




É possível encontrar o Gato Angorá em algumas cores.
É possível encontrar o Gato Angorá em algumas cores.
Este é o Gato Angorá preto.
Este é o Gato Angorá preto.

Temperamento do Gato Angorá

Como já contamos acima, o Angorá é frequentemente citado com um dos mais inteligentes do mundo felino!

É um bichano de caráter equilibrado, afetuoso com seu dono, dócil, brincalhão, muito apegado aos donos e especialmente carinhoso.

É um felino ativo que gosta de brincar, correr ao ar livre e muito curioso mesmo depois de adulto! Se ele puder vai subir em móveis, muros e árvores.

É uma raça considerada como muito sociável, acostumando-se com outros pets e crianças carinhosas.

Cuidados com Gato Angorá

Sendo um gato de pelagem longa, requer alguns cuidados, mas com uma escovação semanal suficiente para evitar a formação de nós.




Os nós na pelagem do angorá podem com o tempo acumular sujeiras e umidade, provocando doenças.

Se seu gato estiver na época de troca de pelos, quando há uma maior queda de pelos, recomendamos a escovação diária para retirar o excesso de pelos soltos.

Outros cuidados são recomendados como escovação semanal dos dentes, corte das unhas a cada 15 dias, caixa de areia higienizada e limpeza das orelhas e canto dos olhos habituais.

Alimentação Gato Angorá

Cuidar bem de seu bichano é fácil! Com um pouco de disciplina e organização nem vai dar trabalho…

Eles devem sempre ter acesso a água e comida.

A quantidade de ração vai depender do peso do gato, então, converse com um médico veterinário ou consulte as instruções do fabricante da ração que você escolher.

De modo geral, os angorás são considerados filhotes até os 12 meses, com a quantidade de ração variando de 30 a 60 gramas por dia.

Quando já são adultos, geralmente são 40 a 80 gramas por dia de ração.

Saúde do Gato Angorá

Existem algumas patologias que o Gato Angorá está mais propenso a ter. Quando se fala no angorá branco sólido com um ou dois olhos azuis, é preciso estar atento aos casos de surdez num ou nos dois ouvidos.

Caso seu bichano seja surdo, saiba que ele pode levar uma vida perfeitamente normal, se for mantido dentro de casa, sem os perigos de carros ou outros animais que o ataquem nas ruas.

A ataxia hereditária, uma doença neurológica rara, pode acometer angorás, afetando sua coordenação motora o deixando sem equilíbrio.

Outra doença comum em angorás é a cardiomiopatia hipertrófica, quando o coração não consegue bombardear sangue suficiente.

A Página do Pet sempre recomenda a consulta a um médico veterinário de sua confiança para acompanhar seu animalzinho, em especial os que estão mais sujeitos a doenças.

Onde comprar Gato Angorá?

Os Gatos Angorás podem ser encontrados em lojas especializadas e até nas lojas virtuais.




O Mercado Livre apresenta várias opções de cores e preços para os filhotes de angorá!

Preço

O preço dos gatos desta raça podem variar de R$1.200,00 a R$ 1.600,00.