Fezes de Cachorro – Porque é importante ficar de olho??

Já olhou as Fezes de Cachorro hoje? Atenção amantes de pet, sem nojinho que o papo é sério!

Por mais desagradável que possa parecer, Fezes de Cachorro  podem dar importantes dicas sobre sua saúde.

Quer um exemplo? A Fezes de Cachorro secas podem indicar que ele está desidratado ou que está com vermes.




As fezes podem dar sinais sobre como vai seu cãozinho. Sua cor, consistência, frequência ou quantidade, qualquer alteração em algum destes parâmetros pode ser indicativo de que algo de errado está passando.

Então, por mais desagradável que possa parecer esta temática, a Página do Pet entende que é extremamente importante que você saiba o que as fezes de cachorro podem significar.

Continue lendo e saiba o que os diferentes tipos cocô podem significar!




E mais! Vamos responder outras perguntas muito comuns: Como limpar as fezes? Seu cachorro já as comeu? O que seu aspecto significa?

Fezes de Cachorro – Fique de olho!

As Fezes de Cachorro podem dar importantes sinais sobre a saúde dele!
As Fezes de Cachorro podem dar importantes sinais sobre a saúde dele!

Porque devo ficar de olha nas Fezes de Cachorro  ?

As Fezes de Cachorro podem dar dicas importantes sobre a saúde de seu cãozinho. A Página do Pet vai dar ótimas dicas para você entender mais sobre o assunto!




O cocô de um cão saudável deve ser pequeno, firme e úmido. Esteja atento à consistência, cor, manchas que possam aparecer.

Quando secas e duras que fazem seu cão se esforçar na eliminação podem ser um sinal de que seu cão não está bebendo água o suficiente, ou pode ser uma dica de outro problema alimentar ou de saúde.

Segmentos riscados em formato de arroz indicam vermes!!

Não é incomum que ocasionalmente estejam moles ou líquidas ou contenham muco ou até mesmo uma mancha de sangue.

Porém diarreia, esforço, ou fezes mucosas ou tingidas de sangue que duram mais que dois dias merece uma visita do seu cachorro ao médico veterinário.

Porque meu cachorro está comendo fezes ?

O hábito de comer fezes é muito comum entre os cães. Se chama coprofagia e pode ter muitos motivos. A Página do Pet vai listar alguns para você ficar por dentro:




  • Fome: tendo em vista que as fezes não são repugnantes para os cães, eles podem acabar comendo-as pelo simples fato de estarem com fome
  • Deficiência nutricional: a carência nutritiva no cachorro pode fazer com que ele busque nutrientes nas fezes de outras espécies
  • Má digestão: a ingestão exagerada de alimentos pode fazer com que não sejam digeridos de maneira correta. Com isso, o cocô cheio de alimentos pode se tornar atraente para um cachorro com fome
  • Vermes: a presença de vermes pode levar o cão a uma deficiência nutricional
  • Filhotes recém-nascidos: cadelas que acabaram de dar cria tendem a se alimentar das fezes de seus filhotes para manter o ninho limpo
  • Tédio, ansiedade e estresse: esses tipos de sentimento podem contribuir para o aparecimento de uma série de comportamentos estranhos dos cães, incluindo este. Cães que ficam presos ou sozinhos durante períodos muito longos tendem a desenvolver o problema com mais frequência
  • Falta de atenção dos donos: o animal pode comer o próprio cocô para chamar a atenção do dono
  • Punição excessiva: quando o cachorro defeca em local inapropriado e é muito punido por isso, pode acabar comendo seu próprio cocô para evitar novas broncas
  • Distribuição errada de espaço para o animal: manter muito próximos os locais em que o cachorro dorme, se alimenta e faz suas necessidades pode levar a este tipo de comportamento, fazendo com que o animal coma suas fezes para manter o espaço mais limpo.

Tipos de Fezes de Cachorro

Vamos falar sobre os tipos de Fezes de Cachorro e que cada tipo significa:

Fezes de cachorro pretas

Se forem muito escuras ou pretas são motivo de preocupação! Quando moles e pretas, geralmente indicam que existe a presença de sangue na parte superior do trato gastrointestinal do cachorro.




Existem diversas possibilidades que podem fazer com que exista sangue no trato digestivo do cachorro, nomeadamente, uma úlcera no estômago.

Procure um médico veterinário de sua confiança!

Fezes de cachorro com vermes

Se as Fezes do seu Cachorro têm pequenos pontos brancos que se parecem grãos de arroz ou pedaços de espaguete, é muito provável que seu cachorro esteja com vermes.

Estes parasitas são muitas vezes eliminados no cocô. É importante também estar atento ao ânus do cachorro, porque por vezes, é possível observar diretamente os parasitas nessa região.

Neste caso, seu pet desparasitado.

Fezes de cachorro com giárdia

A giárdia é uma doença que tem como um dos principais sintomas a diarreia. Se o seu cachorro estiver com giárdia, não será possível observar a olho nu, somente um exame microscópico poderá confirmar.




De qualquer forma, as fezes de cachorro com giárdia não têm uma aparência normal, elas podem ser desde apenas moles a totalmente aquosas. Por vezes podem ser verdes e ter excesso de muco.

Procure um médico veterinário!

Se seu cachorro estiver com a fezes verdes, além da possível presença da giárdia, pode ser algo mais simples como a ingestão de grama.  Outra possibilidade é tratar-se de uma alergia alimentar a algum componente da dieta do seu cachorro.




Por isto a importância em sempre observar. É bem provável que ele não irá comer grama todos os dias e assim, não ter cocô verde sempre…

Fezes de cachorro com muco amarelo

Se você observou que estão gelatinosas ou parecendo com um tipo de gelatina amarela, pode ser indicativo de diferentes tipos de problemas, tais como alergia ou intolerância alimentar, parasitas ou síndrome do intestino irritável.

O médico veterinário vai esclarecer esta dúvida!

Fezes de cachorro branca




Fezes de cachorro brancas podem indicar que o seu cachorro está com uma dieta que contém muito cálcio, como os que são alimentados com muitos ossos.

Outro possível motivo é a ingestão de pedrinhas, papéis e outros itens que não devem fazer parte de sua dieta!

Esteja atento ao comportamento do seu cachorro e se o vir ingerir algo que não devia consulte o seu médico veterinário porque o seu cachorro pode estar com falta de algum nutriente ou ser mesmo um problema de origem comportamental que pode precisar de intervenção.

Fezes de cachorro cinza

Fezes de cachorro cinza são também um motivo de preocupação. Este tipo pode indicar problemas no fígado, vesícula biliar ou pâncreas de seu bichinho.

Algumas possibilidades de problemas são:

  • Insuficiência pancreática: quando pâncreas não está produzindo suficientes enzimas digestivas e por esse motivo as fezes não apresentam a coloração marrom como deveriam
  • Problemas hepáticos: quando o fígado não está funcionando corretamente
  • Obstrução do ducto biliar:  quando existe uma obstrução, as enzimas não podem passar da vesícula biliar para o intestino e por esse motivoo cocô pode ser cinza e não marrom

Fezes de cachorro com sangue

Existem inúmeras razões para haver sangue. Por esse motivo, é extremamente importante visitar o médico veterinário o quanto antes, principalmente se o seu cachorro apresentar sangue em grande quantidade.

Alguns dos possíveis motivos são parasitoses, corpos estranhos no intestino, alguma lesão no ânus e até câncer.

Perigo de deixar as Fezes de Cachorro  espalhadas por aí