Cachorro Cagando Sangue – Saiba o que pode ser e como agir

Um cachorro cagando sangue não é um fato incomum. Você sabia que a falta de água limpa pode ser a causa de se ter um cachorro cagando sangue?

Quando o cachorro é saudável, suas fezes são úmidas, pequenas e firmes. Quando seu cocô fica duro e seco, significa que algo esta errado. Quando o cachorro está com prisão de ventre ou diarreia a tendência é que ele evacue sangue.

Devemos sempre prestar atenção a esses detalhes, assim ajudamos nosso amigo a ter uma vida feliz e saudável.




Vamos tratar nesse artigo  questão e aprender tudo sobre o porque um cachorro está cagando sangue.

Existem dois nomes científicos a presença de sangue na fezes: Melena e Hematoquezia.

Nesse artigo você ficará sabendo as principais causas, prevenção e tratamento. Mas nada dispensa a orientação de um bom médico veterinário.

Cachorro Cagando Sangue – Como evitar e deixar seu amigo saudável

Tanto na Melena quanto na Hematoquezia o anila terá dificuldades em defecar. A melena gera fezes fétidas, de cor escura com traço de sangue. No entanto, quase sempre, a causa está relacionada a alguma coisa que o cachorro comeu e não está suficientemente hidratado.




Na hematoquezia o sangue é vermelho brilhante. É um caso muito mais grave, indicativo de problemas gastrointestinais sérios, na maioria localizado no trato inferior. Quanto ao vermelho vivo pode ser um indicativo de câncer no ânus ou cólon – colite.

Pode haver um rompimento das porções finais do intestino grosso relacionado a fraturas da região da pélvis, presença de protozoários, tumores benignos no abdômen e infecções virais.

Uma coisa que podemos estar observando é a gengiva do bichinho, quando rosadas ela tem uma aparência saudável, contudo, a partir do momento em que se observa uma gengiva cinza, amarelada ou esbranquiçadas, significa que o animal já perdeu grande quantidade de sangue.

Procure sempre um bom veterinário e mantenha seu melhor amigo saudável.

Cachorro Cagando Sangue
Não deixe seu melhor amigo triste, cuide de sua saúde

Quando o Cachorro evacua sangue?

Existem vários motivos das fazes conterem sangue. Que vão desde parvovirose, viroses que atacam a mucosa do intestino como: Rotavírus, Coronavírus ou ainda giárdia. Outra causa pode ser vermes.




Contudo ainda existem outras várias causas como: envenenamento (se houver excessiva salivação).  ingestão de algo pontiagudo e nesse caso é provável que o animal também vomite sangue.

Recomenda-se sempre a procura de um bom veterinário, pois somente ele poderá dar um diagnóstico preciso e receitar o melhor tratamento ao seu amigo.

 

Possíveis causas do Cachorro Cagando Sangue

►►► Melena

 

►► Ingestão de sangue

Seu animal pode ter ingerido sangue dele mesmo, por estar ferido ou de alguma outra fonte (por exemplo, alimento cru), essa a a causa mais comum, e se não for um ferimento grave não gera preocupações. Contudo sempre observe seu comportamento e se necessário procure o veterinário.

►► Infecção bacteriana

Podemos ter a presença tanto de melena como de hematoquezia, dependendo da região afetada. No caso da melena seu amigo pode estar com bactérias como a Campylobacter ou ainda Clostridium.

►► Tumores

O sangue na fezes é também um indicativo de tumores malignos, por isso nunca ignore os sinais e procure um bom médico veterinário.

►► Corpo estranho no sistema gastrointestinal

Um simples exame da raio-x pode indicar se a causa for essa. Lavagem no intestino, geralmente, é suficiente para sanar o problema. Afim de evitar isso, não dê ossos de galinhas, brinquedos pequenos e deixe objetos pontiagudos longe do seu cachorro.

►► Úlceras pépticas, duodenais ou gástricas

Usar AINES, anti-inflamatórios e até aspirinas podem causar reações e sangramentos. Caso isso ocorra interrompa o tratamento e procure seu médico veterinário.

►► Transtornos de coagulação sanguínea

Toda alteração nos vasos sanguíneos é algo e muita gravidade e já pode estar acontecendo a um bom tempo.  A prevenção é o melhor que remediar, esteja sempre em dia com as consultas periódicas no seu animalzinho.

►► Complicações pós-cirúrgicas

Outra causa pode ser complicação pós cirúrgica, sempre procure ajuda especializada afim de sanar a questão.

 

►►► Hematoquezia

O estresse pode ser a causa do cachorro estar defecando sangue em gotas. Trate seu animal com carinho, amor e respeito e essa causa ficara muito improvável.




alimentação pode ser a causa, quando a dieta é modificada, ou ainda quando seu animal come comida de humanos. Evite sempre compartilhar sua alimentação com os cachorros. Use ração de boa qualidade.

As feridas retais podem ser outra causa: cocô resseco, ou ainda, objetos cortantes, hemorroidas internas.

A Gastroenterite hemorrágica – GEH pode causa vômitos e diarreias. Pode ter sido provocada por infecção bacteriana ou viral, [ulceras, intoxicação, leptospirose, coagulação sanguínea, etc.

Os parasitas, vermes e protozoários podem causar sérias doenças no animal. Se as fezes apresentarem larvas, ovos ou traços esbranquiçados ele provavelmente esta com vermes ou parasitas.

Parvovírus é muito perigoso, se o animal contrair a doença ele deve ser imediatamente isolado, pois é altamente contagiante. Os sintomas comuns são:

  • Vômito;
  • Sangue nas fezes;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite;
  • Febre.

Cães como o Pitbull, Rottweiler, Doberman e Pastor Alemão, são as raças mais resistentes ao contágio por Parvovírus.

Lembrando sempre – o médico veterinário deve ser consultado sobre qualquer doença e tratamento, assim como consultas periódicas de prevenção.

Como prevenir que meu cachorro evacue sangue ?

  • Mantenha a higiene do animal com banhos, tosas e também no lugar onde ele vive;
  • A hidratação é fundamental pois ela ajuda na saúde geral do animal, bem como elimina toxinas e vita a evacuação de sangue por desidratação;
  • A dieta é outro fator de risco, evite sempre compartilhar sua alimentação com o bichinho. Sabemos que é uma tarefa complicada, mas isso evitará uma série de problemas. E se mudar sua dieta, faça isso aos poucos, mudanças bruscas causam problemas;
  • A vacinação evita a morte súbita do cachorro e evita uma série de doenças contagiosas e bactérias perigosas, portanto mantenha a vacinação em dia;
  • O vermífugo deve ser dado com regularidade haja vista sua ação curativa, mas também preventiva. Respeite a periodicidade entre as doses.
  • Não espera o problema aparece, leve seu migo regularmente ao veterinário.

Confira nosso artigo sobre remédio de verme para cachorro.

Remédios para Cachorro Cagando Sangue

Essa é uma questão muito delicada, e temos uma responsabilidade ética perante ao seu melhor amigo. Quando o assunto é qual remédio usar a resposta lógica deve ser:




Procure um médico veterinário, pois ele vai dar a consulta e descobrir a exata causa e desse modo dar o melhor tratamento e o melhor remédio ao seu melhor amigo.

 

As orientações dadas aqui e nossos nossos artigos não dispensam (e recomendamos) a procura de um profissional veterinário.